Pages

sábado, 31 de março de 2012

31 de março - Dia da Saúde e Nutrição

O segredo da alimentação balanceada é comer mais vezes durante o dia (de 3 em 3 horas) e em quantidades menores. O prato deve ser colorido, com bastante salada e legumes. Não se esqueça também de beber bastante água. É preciso ter a consciência de que comer bem vai além de satisfazer a fome. Alimentar-se é consumir nutrientes e prover energia para o nosso corpo.

Alimentar-se de forma saudável é, no entanto, mais do que uma questão de saúde, é a busca de um melhor desempenho em todas as nossas atividades. Adotando uma alimentação saudável, melhoramos o nosso dia-a-dia.

Para ter uma boa alimentação, precisamos contar com todos os grupos de alimentos, porém, em quantidades diferentes. Para saber a porção ideal de cada tipo de alimento, uma boa indicação é a pirâmide alimentar. Os alimentos mais perto da base da pirâmide devem estar presentes na maior parte das refeições. Os que estão no topo da pirâmide devem ser consumidos moderadamente.
Segue abaixo os dez passos para a alimentação saudável segundo o Ministério da Saúde:

1- Faça pelo menos 3 refeições (café-da-manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

2- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3-Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4-Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

5-Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

6-Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

7-Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

8-Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação.

9-Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

10-Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.


Coma alimentos saudáveis!!!!

Para ajudar na memorização, clique aqui e divirta-se com o jogo da pirâmide alimentar.

1 comentários:

07.16.043 disse...

Recebemos o link do blog de vocês pela Roberta da 7a. CRE. Feliz descoberta! Parabéns ao blog dinâmico, informativo e útil. Adoramos!

Postar um comentário