Pages

quinta-feira, 22 de março de 2012

22 de Março - Dia Mundial da Água


Dia Mundial da Água
22 de Março

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionados a este importante bem natural.
O tema ÁGUA atualmente é assunto de preocupação e discussões em nível mundial pela sua importância e pelo fato de ser um recurso natural que corre o risco de se esgotar. Então aproveitamos o tema para fazer um momento de reflexão e conscientização com os alunos e trabalhar a importância de economizar água e utilizá-la de forma racional.
Os alunos das turmas EI 20, EI 21, 1102, 1103 e 1503 descobriram durante as aulas de Educação Física desta semana que o nosso corpo é foramado por 70% de água, o que corresponde à metade do nosso peso. Que a água ajuda a prevenir doenças e contribui para o nosso bem estar. Que dois terços do Planeta Terra são formados por este líquido precioso, mas apenas 0,008% do total da água do nosso planeta são potáveis (própria para o consumo).



Os alunos concluíram de que grande parte das fontes desta água (rios, lagos e repressas) está sendo contaminadas, poluídas e degradadas pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população. Segundo dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a falta d'água já afeta o Oriente Médio, China, Índia e o norte da África. Se nada mudar, até o ano 2050, calcula-se que 50 países enfrentarão crise no abastecimento de água. Isso envolve bilhões de pessoas com problemas em relação à água.

Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos nos unir e tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicos para amigos, parentes e outras pessoas.

Os alunos das turmas EI 20, EI 21, 1102 e 1103 assistiram a este vídeo.



Não podemos desperdiçar nenhuma gotinha.
Economizar água


Professora Roberta Bighi - Educação Física

2 comentários:

Fátima Ramos disse...

Parabéns Roberta !
Suas aulas estão despertando cada vez mais o interesse de nossos alunos.

Roberta Bighi disse...

Obrigada pela confiança. bjs

Postar um comentário