Pages

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Dia dos Salva-Vidas e Guarda-Vidas


Hoje dia 28 de dezembro comemoramos o Dia do Salva Vidas que é de fundamental importância nas nossas férias seja na praia ou na piscina. Você que vai passear na praia ou na piscina nessas férias tome muito cuidado e siga  sempre as orientações do guarda-vidas. Mergulhe com atenção e sempre leia as placas indicativas na praia. Elas nos dão a orientação correta de onde podemos e não podemos mergulhar.
  
Na piscina, na praias, eles estão sempre lá, no alto vigiando e observando os banhistas. Qualquer sinal de perigo mergulham na água para fazer o resgate. Já salvaram a vida de muitas pessoas, evitando o afogamento. Dar os primeiros-socorros de forma adequada é fundamental para que a vítima não fique com sequelas.

Muitas vezes vemos na praia sinais com avisos: correnteza forte, proibido para banho, entre outros. É muito importante respeitar os sinais e obedecer aos comandos do salva-vidas. Afinal eles estão nos protegendo. De resto é só aventura e brincadeira na água.

Vamos saber mais um poquinho sobre eles.

O que é ser um guarda-vidas?
Salva-vidas é o profissional apto a realizar medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo. Em muitas cidades litorâneas, há salva-vidas em praias mais frequentadas e/ou perigosas, para pronto atendimento aos banhistas ou para avisar dos riscos provocados por animais como água-vivas ou tubarões. Praticamente todos os países litorâneos do mundo possuem algum tipo de operação salva-vidas ou guarda costeira.

Quais as características necessárias para se tornar um guarda-vidas?
Para ser um guarda-vidas é necessário ter preparo físico de atleta, saber nadar muito bem, ter o conhecimento de técnicas de resgate dentro e fora dágua e primeiro socorros. Álem disso, devem conhecer também os riscos do trabalho em que atuam.

Outras características interessantes são:
* resistência aeróbica, anaeróbia e muscular localizada
* garra
* força física
* boa capacidade pulmonar
* paciência
* determinação
* habilidade com esportes
* capacidade de concentração
* capacidade de trabalhar em equipe
* capacidade de rtanspor barreiras
* disciplina
* velocidade
* responsabilidade

Áreas de atuação e especialidades
Esse profissional pode atuar em três áreas distintas:
Guarda-vidas de praias: oceanos e praias
Guarda-vidas de rio ou corredeiras: lagos, rios e repressas
Guarda-vidas de piscina: piscinas de clubes, parques aquáticos, navios turísticos
Fonte: Discovery Channel Brasil

0 comentários:

Postar um comentário